Blog

CASA NOVA: O ralo entupiu? Saiba o que fazer

Mudar para uma casa nova traz uma série de demandas, que vão desde o transporte de móveis até a vistoria do novo imóvel, verificando um simples ralo e possíveis infiltrações.

Ao alugar ou comprar um imóvel, é preciso verificar a estrutura da nova residência, com o intuito de diminuir possíveis transtornos durante a sua utilização cotidiana.

Muitos desses problemas devem ser resolvidos com o auxílio de um serviço de pedreiro devidamente qualificado, que pode solucionar a dificuldade do modo correto, devolvendo a funcionalidade da casa.

Para quem já morou em diferentes tipos de imóveis, é muito mais fácil saber quais elementos devem ser previamente consultados, para que se possa tomar as medidas necessárias antes de realizar a mudança.

No entanto, é comum que as pessoas que ainda não possuem experiência com manutenções domésticas acabem percebendo alguns inconvenientes em termos estruturais apenas após a mudança.

Uma das situações mais comuns de serem verificadas após realizar a ocupação da nova casa é a presença de um ralo entupido.

Isso porque, quando você vai visitar um imóvel para conhecê-lo melhor, pode ser que o abastecimento de água esteja suspenso já que a casa estava vazia, ou mesmo porque não ocorreu naquele momento que era necessário testar o funcionamento das tubulações.

Para evitar que isso aconteça com a sua família, siga a leitura deste artigo para colher dicas sobre o que fazer para resolver a situação antes da mudança, além de sugestões que podem ajudar a evitar esse tipo de problema doméstico.

 

Dedicando maior atenção na vistoria da nova casa  

 

Normalmente, quando estamos procurando por uma nova residência, é comum que analisemos a pintura externa de casas, a existência de infiltrações nas paredes, se o piso não apresenta irregularidades, entre outros aspectos.

Alguns fatores importantes como a instalação elétrica e a hidráulica podem passar despercebidas, principalmente porque alguns proprietários realizam a suspensão do fornecimento enquanto não há nenhum inquilino ocupando o imóvel.

Para evitar problemas posteriores, é sempre indicado que você verifique:

  • A existência de rachaduras;
  • Os possíveis vazamentos em torneiras;
  • A eletricidade dos cômodos e do chuveiro;
  • Se há ralos entupidos, etc.

Por isso, o ideal é informar ao responsável que irá acompanhá-lo durante a visita que você deseja verificar esses itens.

Assim, estando tudo certo, a sua mudança e utilização do imóvel serão mais tranquilas e sem sobressaltos.

A ausência de rachaduras é sinal de que o imóvel foi bem construído, contando com os serviços de georreferenciamento de imóveis urbanos, assim como a utilização de bons materiais durante a obra.

Os vazamentos em torneiras podem exigir a troca desses itens, ou indicar que é preciso fazer uma nova vedação dos canos da casa.

Além disso, verificar se os pontos de fornecimento de eletricidade estão funcionando adequadamente pode ser essencial para que você não sofra com curtos-circuitos nos seus eletrodomésticos.

Do mesmo modo, analisar a existência de ralos entupidos previamente pode ser um modo de resolver o problema antes mesmo da mudança e, nesse caso, abordaremos as dicas para isso no próximo tópico.

 

Existem ralos entupidos no imóvel. O que fazer?

 

Você pode encontrar ralos entupidos no imóvel e perceber que será necessário tomar providências.

Existem alguns métodos caseiros que podem solucionar o problema, sem que seja necessário tomar medidas mais drásticas para desentupir o encanamento.

Com a utilização diária dos ralos, é muito comum que ocorra o acúmulo de resíduos no encanamento, que podem levar a uma obstrução da passagem, fazendo com que a água não desça pelo cano.

Se o problema se mostrar superficial, é indicado que você remova o acúmulo de sujeira com a ajuda de um alicate.

Nessa situação pode ser preciso utilizar arames ou outros itens que sejam fabricados por ferramentaria de precisão e possuam um formato que auxilie na retirada desses elementos.

Outro produto muito comum e que pode ajudar na resolução desse problema é o desentupidor de ralos.

Para utilizá-lo é preciso posicionar a ventosa sobre o local e fazer movimentos para cima e para baixo, de modo que a pressão produzida pelo desentupidor libere a passagem do líquido pelo cano.

Algumas receitas caseiras indicam uma solução composta de bicarbonato de sódio, vinagre branco e água quente que, agindo em conjunto, possibilitam a remoção do excesso de resíduos mais facilmente.

Para entupimentos que estejam menos acessíveis, pode ser necessário utilizar uma mangueira hidráulica de alta pressão, para que o volume seja empurrado pela tubulação, liberando a passagem da água.

Caso nenhuma das opções apresentadas acima consiga resolver o problema do ralo, você deve contratar um serviço especializado em desentupimento, para que o problema possa ser resolvido.

Isso porque, apesar das sugestões mencionadas serem eficientes para resolver o problema, elas podem ser provisórias, indicando que há uma obstrução um pouco mais profunda na tubulação. 

Sendo assim, talvez seja preciso recorrer a um profissional habilitado para resolver o problema.

Tão importante quanto resolver o problema é evitá-lo. Então, se você teve que recorrer a um serviço especializado, é preciso tomar alguns cuidados para prevenir que a situação não volte a se repetir.

No próximo tópico, abordaremos dicas preventivas, que podem ajudar você e a sua família a manterem o funcionamento dos ralos de modo ideal, sem que ocorram obstruções frequentes.

 

Como evitar o entupimento de ralos

 

Certamente você já se cansou de ouvir o ditado “prevenir é melhor do que remediar”, não é mesmo? Contudo, nas manutenções domésticas, isso também se verifica.

Afinal, podem ocorrer casos em que seja necessário até quebrar as paredes ou os pisos para que se resolva o problema, seja ele de entupimento ou de vazamento.

Então, é altamente recomendado que você aposte na prevenção, em vez de ter que recorrer a remediação do caso.

 

Instale um triturador na sua cozinha

 

Assim como uma empresa de automação residencial pode instalar dispositivos que fazem com que alguns itens da sua casa funcionem de modo automático, você pode pensar em investir em um triturador de alimentos para a sua casa.

Isso porque o equipamento é bastante eficaz para que todos os dejetos que entram pelo encanamento sejam diminuídos, ajudando a passarem pelos canos sem causar a obstrução.

Por ser um aparelho automático, ele facilita a rotina doméstica e possibilita uma maior higienização da sua cozinha.

Assim, você não precisa se preocupar com o acúmulo de sujeira que ocorre naturalmente, já que o triturador atua de modo autônomo.

 

Ralo de pia extra e eliminação do excesso de sujeira

 

Caso um triturador não esteja dentro do seu orçamento, você pode investir na compra de um ralo de pia, que retém todos os resíduos provenientes do uso da louça na sua casa.

É importante que você elimine grande parte dos restos de alimentos que ficam nos pratos e panelas, jogando no lixo antes de colocar esses itens na pia.

Além disso, após realizar a lavagem dos itens, você pode realizar a remoção da sujeira acumulada no ralo, impedindo que ela desça pela tubulação. Esse cuidado evita que a sua pia junte resíduos.

Pode ser importante que você faça isso, principalmente se o abastecimento da sua casa funciona com poço artesiano para irrigação.

Normalmente esses sistemas contam com uma pressão menor e, assim, é preciso investir nos cuidados para que os resíduos não fiquem presos no encanamento da sua cozinha.

 

Cuidados com o ralo do banheiro

 

No banheiro do seu imóvel é possível encontrar duas saídas principais de água: a da pia e a do chuveiro.

Por isso, você deve tomar cuidados redobrados com o ambiente. É muito comum que se acumulem pelos e cabelos nos ralos, que podem obstruir a descida da água pelo encanamento.

Sendo assim, você também pode colocar um dispositivo para contenção, que vai reter a descida dos resíduos pelos canos.

Evitar escovar os cabelos próximo desses locais também pode ser uma maneira prática de evitar que eles se acumulem nos ralos.

Assim, após o uso do banheiro, você pode recolher o excesso de fios e descartá-los devidamente, impedindo o entupimento do seu banheiro.

Ao tomar esses cuidados, você pode prevenir problemas na instalação hidráulica do seu novo imóvel, tornando a manutenção da casa mais fácil e prática.

Desse modo, é possível utilizar o imóvel de modo tranquilo, sem que seja necessário ter que passar por manutenções mais profundas na tubulação da sua nova casa.

Por isso, é de grande importância que você verifique os diferentes elementos disponíveis no seu novo endereço, para que você não sofra com surpresas que podem surgir depois da sua mudança.

Com tudo certo e verificado, você já pode assinar o contrato e recorrer a uma entrega expressa de documentos para formalizar toda a papelada da sua casa e desfrutar do espaço sem ter surpresas inconvenientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Alguma dúvida? Pergunte para nós!