Blog

Descubra como a manutenção preventiva pode valorizar o seu imóvel

Você já ouviu falar dos benefícios que a manutenção preventiva pode trazer para a sua casa? Ela pode ser essencial para que você possua menos problemas estruturais no seu imóvel.

Os proprietários de uma residência sabem que manter tudo funcionando adequadamente demanda investimento e atenção. Isso porque, naturalmente, podem ocorrer alguns desgastes nas estruturas utilizadas no dia a dia.

Sejam problemas no sistema elétrico, ou no sistema hidráulico, é sempre preciso recorrer a uma mão de obra qualificada para resolver situações imprevistas.

Mas contar apenas com a manutenção corretiva pode não ser uma boa ideia. Afinal, esperar um possível problema se agravar para só então resolvê-lo costuma render transtornos domésticos.

Por que esperar acontecer um incêndio se você pode recorrer a um sistema de segurança e ao laudo AVCB Corpo de Bombeiros

Além de evitar passar por prejuízos muito maiores, tomar cuidados preventivos é a melhor maneira de manter o seu imóvel em ordem e funcionando perfeitamente.

Sendo assim, é muito importante que os proprietários de uma casa conheçam alternativas para que o local não seja prejudicado, assim como formas de diminuir os imprevistos que são muito comuns em edificações.

Se você quer saber como a manutenção preventiva pode ser aplicada na sua casa, fazendo com que o seu lar esteja em perfeito estado de conservação e que seja valorizado por isso, siga na leitura deste artigo.

 

O que é a manutenção preventiva?

 

Assim como antes de levantar uma casa é preciso apostar na limpeza de terreno para construção, é possível dizer que a manutenção preventiva é uma maneira prática de antecipar uma ação que será necessária futuramente.

Todos os imóveis precisam passar por algum tipo de reparo em diversos momentos, em diferentes áreas do local.

Tendo isso em vista, é possível entender que uma manutenção preventiva pode ser a chave para que você possa evitar uma série de transtornos na sua casa.

Entre os principais benefícios da manutenção preventiva, podemos elencar:

  • Menores custos com serviços para o lar;
  • Agendamento de acordo com a sua disponibilidade;
  • Valorização do imóvel;
  • Prevenção de situações irregulares;
  • Entre outros pontos.

 

Economia doméstica

 

Investir em manutenção preventiva pode fazer com que você economize mais.

Isso porque você pode se programar para comprar antecipadamente os materiais como massa corrida, revestimento de PVC, tintas ou pincéis necessários para a manutenção.

Sendo assim, é possível procurar por menores preços, e adquirir a quantidade ideal para que você possa realizar a manutenção preventiva do seu imóvel.

Outra grande vantagem da manutenção preventiva, em termos financeiros, é que antecipar um possível problema pode fazer com que a solução seja mais simples e econômica.

 

Agendamento da melhor data

 

A manutenção preventiva pode trazer benefícios também em relação a sua agenda.

Afinal, ao agendar ações preventivas para a sua casa, você não encontra surpresas que podem prejudicar os seus compromissos.

Ao contratar os serviços de manutenção preventiva para diferentes áreas do imóvel, você pode escolher o dia e horário mais conveniente de acordo com a sua rotina.

Assim, se você possui um sistema de pressurização de água na sua casa, que tal antecipar a substituição das peças, conforme é indicado no manual da fabricante, para ter maior tranquilidade?

Além de manter o equipamento funcionando corretamente, você não corre o risco de ser prejudicado caso ocorra alguma pane no aparelho.

 

Valorização do imóvel

 

A manutenção preventiva pode ir além do que se imagina. Isso porque uma casa bem cuidada pode fazer com que ela seja avaliada de maneira positiva.

Por isso, cuidados simples podem fazer com que a sua residência esteja sempre bonita e organizada, tal como a pintura interna de casas, um telhado perfeitamente alinhado e pisos devidamente instalados.

Todos esses elementos unidos podem fazer com o seu imóvel seja valorizado, aumentando o seu valor de mercado. 

Por isso, se empenhar nos cuidados com a sua casa pode ser considerado um vantajoso investimento.

 

Prevenção de situações irregulares

 

A depender do lugar onde você mora, algumas irregularidades no seu imóvel podem render penalidades e multas.

Mas, se você investe na manutenção preventiva da sua casa, não precisará se preocupar com isso.

Em algumas cidades, possuir uma calçada irregular, com rachaduras e buracos, por exemplo, pode se transformar em uma multa para os proprietários, já que o pavimento defeituoso pode ocasionar a queda dos pedestres que transitam pela área.

Sendo assim, se você verificar algum problema na superfície da sua calçada, tal como o surgimento de uma rachadura ou o descolamento de uma placa do revestimento, você pode realizar a manutenção preventiva do local.

O mesmo pode ser visto em um prédio comercial, que pode recorrer a manutenção preventiva e corretiva de elevadores.

É ideal que se recorra ao tipo preventivo, já que assim a circulação de pessoas não precisa ser prejudicada durante o expediente do local. 

Mas em panes inesperadas em meio a operação normal do dia, será preciso contratar a manutenção corretiva para resolver o problema.

Depois de abordar os benefícios e o conceito da manutenção preventiva para um imóvel, de modo a trazer maiores informações sobre o assunto, no próximo tópico poderemos ver os principais tipos de manutenção preventiva que você pode realizar na sua casa.

 

Tipos de manutenção preventiva

 

A manutenção preventiva é de grande importância para qualquer imóvel. Ela pode ser fundamental para evitar uma série de problemas, que podem comprometer o funcionamento adequado da sua casa.

Nesse caso, é importante que você conheça em quais áreas pode ser interessante recorrer aos serviços de manutenção preventiva, para que o seu imóvel esteja sempre bem cuidado.

 

Terreno

 

Quando se investe em um espaço para realizar a construção de uma casa, é muito comum que seja preciso recorrer aos serviços de demolição e terraplanagem, que vão preparar o local para o início da obra.

Mas, nos terrenos que não passaram pelos processos e possuem algum tipo de vegetação no local, é preciso ter cuidados extras.

Nesses casos, é indicado que a poda esteja sempre em dia, para evitar a proliferação de insetos e bichos que podem trazer algumas doenças para os moradores da casa e seus vizinhos.

Por isso, realizar a manutenção preventiva para manter o terreno em ordem é fundamental para os proprietários.

 

Sistemas hidráulico e elétrico

 

As estruturas hidráulicas e elétricas merecem atenção especial em termos de manutenção preventiva.

Afinal, é de grande importância que se verifique a existência de vazamentos e de entupimentos no sistema de água, para que um pequeno inconveniente não se torne um problema de grandes proporções.

Verificar as instalações elétricas também é fundamental para que você não tenha prejuízo com os seus eletrodomésticos, evitando que ocorram curtos-circuitos na sua casa.

Isso deve ser feito tanto na construção de prédios quanto na de casas, já que em ambos os casos, apesar das instalações serem feitas para ter uma boa durabilidade, é comum que os materiais se desgastem com o tempo.

Assim, para prevenir dificuldades em termos de abastecimento de água e de fornecimento de energia elétrica, é ideal contar com os serviços de um técnico habilitado para fazer uma verificação completa nesses sistemas.

Desse modo, qualquer anormalidade pode ser resolvida antes de trazer gastos extras com o imóvel, além de garantir que você continue contando com esses elementos essenciais da rotina de um imóvel.

 

Pintura interna e externa

 

Uma manutenção preventiva que pode ser responsável por valorizar o seu imóvel é a pintura das paredes da sua casa.

Nas áreas internas, é muito comum que a superfície fique suja, e que precise passar por uma revitalização. 

Além disso, você também pode optar por mudar a cor de um determinado cômodo, como um modo de melhorar a aparência do ambiente.

Já as paredes externas do seu imóvel podem ser prejudicadas pela ação do tempo, de modo que a tinta pode acabar descascando ou mesmo aparentar manchas e tonalidades diferentes.

Sendo assim, você pode investir em uma pintura periódica, como uma forma de prevenir que a aparência da sua casa fique envelhecida, ao mesmo tempo em que valoriza o imóvel.

 

Móveis e eletrodomésticos

 

Você também pode apostar na manutenção preventiva dos seus móveis e equipamentos domésticos.

Isso porque é comum que eles sofram desgastes naturais conforme a utilização diária, demandando que alguns componentes dos aparelhos eletrônicos precisem ser substituídos para que não parem de funcionar.

Seus móveis também podem estar precisando de uma revisão, tal como o aperto de parafusos e a aplicação de produtos para a conservação das superfícies.

Ao realizar a manutenção preventiva na sua casa, você pode colher benefícios e fazer com que sua residência esteja sempre em pleno funcionamento, evitando imprevistos que poderiam gerar muitas dores de cabeça para a sua família.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Alguma dúvida? Pergunte para nós!